A chance de perdermos um usuário vindo da MSN Chat é pequena, pois estes já são fiéis a BC.
Até onde sei, a BC tem cerca de 40 mil usuários cadastrados, sendo a grande maioria advinda do extinto MSN Chat. Mas mesmo pra quem não tinha noção desse número, não é muito difícil constatar que os usuários fiéis à BC passam bem longe disso. Ainda assim, não disse que corríamos o risco de perdê-los, mas sim que estaríamos reduzindo a conveniência, o que não deixa de ser ruim.
Agora, o que mais me entristece na sua colocação, Mau, é que ela revela um comodisco desconcertante, pois
é como se você afirmasse: "Esses usuários já são fiéis, então não temos que nos preocupar com eles, afinal a chance de perdê-los é pequena". Penso que, ao contrário, qualquer coisa que se possa fazer para oferecer ao usuário uma experiência melhor é válida. Lógico que nem sempre é possível agradar a todos, mas aí
a preocupação deve ser a de fazer o maior bem para o maior número de pessoas, e é por isso que chamei a atenção para os "veteranos" do MSN Chat. Não porque eles são mais importantes, mas porque são a grande maioria.Nós poderíamos ter deixado a antiga interface como escolha padrão aos atuais usuários. Isso não foi feito pois a idéia que muitos tinham da interface nova é que faltava muita coisa na mesma e que ela tinha muitos problemas. Com essa mudança, nós queremos reapresentar a interface aos usuários e deixar livre para os mesmos voltarem à interface antiga se assim o quiserem.
Penso que não é preciso colocar a interface como padrão para apresentá-la de uma forma diferente. Aliás,
essa decisão de torná-la padrão não melhora a percepção dos usuários a respeito da interface. Ao contrário, só serve pra ressaltar as deficiências que ela possui. Prova disso é que os comentários de rejeição à nova interface são maiores do que nunca. E se há coisas a serem trabalhadas, está mais do que claro que a decisão de torná-la padrão foi precipitada.
De mais a mais, esse seu comentário reforça a minha suposição de que a decisão de tornar a interface padrão se baseou na preocupação em valorizar o trabalho de quem a fez, e não no interesse do usuário.
Apesar de não termos uma estratégia de divulgação, uma parte considerável das visitas do portal é advinda de sites de pesquisa. Por menores que sejam, não podemos ignorar usuários novos e um meio de fazê-los voltar é facilitando a entrada no chat.
Como eu já tinha dito, a idéia de
colocar o link da interface nova com o aviso de que essa opção dispensaria qualquer instalação resolve o problema dos usuários novatos que possam ter resalvas a fazer o download so software. Era uma opção bem mais inteligente. Ademais, que bom que você mencionou o assunto da
divulgação, Mau. Seria oportuno que prestigiasse o tópico que discute esse tema tão importante.
Não colocar os links no sussurro é uma forma de proteger o usuário contra links indesejados. No sussurro não há outras pessoas para alertar o usuário caso um link malicioso seja enviado.
Pensando por esse lado, deveríamos acabar com os sussurros também, já que eles tornam o usuário vulnerável a práticas criminosas como estelionato ou mesmo pedofilia, o que é muito mais grave que qualquer spam. Aliás, sob esse argumento, todo o chat deveria ser extinto, afinal ele é um espaço bem propício para a consumação de diversas práticas criminosas. O MSN mesmo encerrou suas atividades sob o argumento de que estava protegendo seus usuários.
A diferença dos links no sussurro é que ao menos o usuário pode bloqueá-los, já que o chat mesmo disponibiliza a opção de bloquear URLs. O mesmo não se pode dizer das práticas criminosas a que eu me referi, pois elas se beneficiam justamente da ingenuidade e da vulnerabilidade do usuário.
Bloquear URLs no sussurro dos usuários só prejudica a interação dos usuários, que têm por hábito trocar links, e as estratégias de fidelização das salas, que se fundamentam na divulgação de sites externos, comunidades, rádio, orkut, blogs, etc... É só mais um argumento que pesa CONTRA a interface nova.
....
Mas enfim, eu poderia passar a semana toda argumentando a favor da revogação da decisão de tornar a interface nova padrão. E faço isso para ajudar, pois percebo que essa padronização vai contra o interesse da grande massa de usuários que frequenta o portal. No entanto parece que toda a discussão está sendo em vão, pois as críticas à interface não foram absorvidas (ao contrário, são rechaçadas uma a uma) ao passo que a Administração continua defendendo a sua visão e se recusando a ouvir os usuários.
Por que não, afinal, consultá-los sobre o assunto e ampliar esse debate?Se é pra manter a decisão mesmo diante de tantos argumentos contrários, que ao menos procurem legitimá-la com a opinião do usuário, que é a que deve ser levada em conta, em última análise. Dar-me-ei por satisfeito se constatar que a opinião dos users numa eventual votação contraria todos os argumentos que expus aqui (o que, acredito, seria difícil), pois isso seria bem melhor do que constatar que a BC não voltou atrás por teimosia ou por medo de assumir que a decisão de padronizar a interface nova foi equivocada.
Este post foi editado por Digdutra: 06 October 2009 - 07:20 AM